quinta-feira, 17 de junho de 2010

SEXUALIDADE FEMININA-variedades

1º Fórum Brasileiro de sexualidade feminina - com o objetivo de falar sem pudor, sem medo e sem malícia de um assunto que gera polêmicas, ainda mais quando se fala em colocar no mercado uma pílula para aumentar o desejo sexual das mulheres: ainda em estudo para aprovação...
Em recente pesquisa chegou-se a conclusão que 10% das mulheres brasileiras sofrem de DSH=desejo sexual hipoativo (pouco ou nada)... espanto maior quando se sabe que a maioria são jovens e bem casadas. A falta de diálogo e de informação sobre o assunto fazem muitas viverem em total insatisfação sexual, com fingimentos para salvar o casamento...
Dra. Carmita Abdo nos falou um pouco do histórico começando pela era do matriarcado, passando pelo patriarcado, era de Vênus de Willendrof, com símbolos = seios fartos, quadris proeminentes ou pedras com formas...
No século XX houve grandes avanços que provocaram mudanças, com publicações de Freud (1905) e do dr. Kinsey sobre o comportamento sexual do homem (1948) e da mulher (1954), estudo comentado no filme com Liam Neeson (KINSEY-2004).
As mulheres, que estão na faixa dos 60anos, começavam vida sexual aos 22anos em média, hj as meninas começam aos 15anos. Outro dado interessante é que as mulheres mais maduras não sofrem com ausência sexual - 7,7%- contra apenas 2% dos homens.
Dr. Gerson Lopes partiu do princípio que as ditaduras como orgasmocracias e falocracias atrapalham psicológicamente o desempenho de qqer pessoa. Em 1917 já foi dito que mulheres sem desejo sexual precisavam de hormônios= descoberta centenária, vem sendo discutido há uns 30anos pela OMS-organização mundial de saúde.
Evento promovido e patrocinado pela Boehringer Ingelheim, empresa alemã que está no Brasil há 54anos, com apoio da Febrasgo.

terça-feira, 15 de junho de 2010

SPFW jun2010- variedades

SPFW nesta edição confirma o que me pareceu em outras edições, gente demais - quantidade - e pouca qualidade. Virou apenas um aglomerado de pessoas correndo atrás de celebridades que por ali passam e, literalmente, estão de passagem, porque importante mesmo é uma pessoa como Constanza Pascoalato, que encontrei por lá, e que tem uma carreira imensa que faz parte da história da moda brasileira, outras que fizeram 1 ou mais novelas e até aquelas que participam de reality show são temporárias... posso afirmar isso porque tive o privilégio de trabalhar com Bibi Ferreira - vamos abrir espaço para ela passar!
No SPFW, os lounges são os melhores pontos de encontro, mas perdeu muito quando a Natura -o melhor de todos - deixou de patrocinar e montar o lounge mais interessante... em seu lugar a SEDA, mas é apenas shampoo (agradeço o brinde) sem aquele brilho das mulheres enlouquecidas por maquiagem, experimentando tudo in loco e ganhando brindes incríveis... ah, esse quesito-brindes- ficou só mesmo para certas celebridades... para imprensa desodorante, revista e caneta, que nem considero... estou acostumada com L'Oreal (Vichy, Lâncome, Kiehl's, Kérastase), que sabe fazer eventos e dá brindes para todos.
Eu fui só no último dia, visitei vários lounges, o melhor em tratamento pessoal foi o do Banco do Brasil- massagem relaxante e chinelos de presente. Tb fez falta o lounge do Estadão, com as pizzas da 1900 e cerveja no fim de tarde-ponto de encontro... a sala de imprensa, repaginada, ficou maior, mas sempre aquele tumulto no fim de cada desfile e um serviço que deixou a desejar...
Enfim, a moda ficou em 2º plano com os desfiles para convidados... e business? só direto na confecção ou em outros espaços montados especialmente para vendas.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

TOY STORY 3- Cinema


3D - uma experiência muito interessante, ainda mais num filme de continuação, já conhecemos os personagens, e eles ficam mais naturais assim... porém um pouco perigoso, creio, para os pequeninos, pq alguns adultos já ficam com dor de cabeça ou vertigem, imaginem eles... rememorando algumas situações isso ocorreu em outro filme que é bem mais longo- Avatar!
Roteiro: Os brinquedos, conhecidos pelos outros filmes, são doados numa creche e entram numa fria, pode-se assim dizer... muitas confusões e maldades... até demais!
A produção ficou por conta da Pixar Animation Studios, estréia 18/junho no Brasil.
Crítica no site www.saladacultural.com.br

IV SALÃO DESIGN AMAZÔNIA- variedades

Amazônia está em alta nestes dias, abriu uma exposição de móveis e objetos de decoração, todo de fibras naturais, num espaço já conhecido dos amazonenses= AMAZONIA FIBRAS NATURAIS =.
Lamento o equívoco do horário, cheguei antes de abrir, mas ainda assim verifiquei os ambientes e conheci o espaço gourmet no mezzanino: terá cursos rápidos de culinária amazonense- bem mais do que açaí e tambaqui... e observei as lonas estonadas e os tecidos ecológicos com efeitos 3D.
Creio que a distância (perto da Av. João Dias) e a dificuldade de transporte tira o brilho deste salão, bom para quem mora na região, mas difícil para quem mora no centro da cidade, por exemplo.
Eu estava num domingo de dolce far niete, com sol maravilhoso, num dia um pouco frio para ir ao solarium, resolvi, então, fazer este passeio dominical, aproveitando que o movimento nas ruas é tranquilo, sobretudo pela manhã, e minha eterna busca por pautas diferentes, pq já cansei da Casa Cor em sua mesmice...
Endereço: Rua Luis Seraphico junior, 1089- Granja Julieta

sábado, 12 de junho de 2010

CARTAS PARA JULIETA -cinema

Eu relembrei muito da Itália neste filme, embora tenha visitado outras cidades como Veneza, Milão, Nápoles, Capri, Sorrento, Pompéia, Roma, entre outras, mas as casas, ruas, pessoas, e tantos lugares bucólicos na Toscana relembraram momentos de passagem, sobretudo uma viagem que fiz, mais ao sul, para a Costiera Amalfitana... nem é preciso conhecer tudo isso para gostar do filme, mas faz bem relembrar...
Uma carta faz todo o sentido do filme, ela foi deixada no mural da Julieta, supostamente abaixo do balcão onde ela morava, por mais de 50 anos e encontrada por uma jornalista americana que decide responder e depois acompanhar a pessoa em questão. Nada tem a ver com 'reciclar clássico de Shakespeare', como li vários artigos na internet... as pessoas 'devem' assistir primeiro para saber o que estão escrevendo - primordial!
No meu ponto de vista, o filme fala de amores possíveis mesmo após os 50... e nisso Vanessa Redgrave e Franco Nero estão fantásticos: como ela mesma diz 'eu vou saber que é ele pelos olhos', e assim o reencontro transmite tudo por conta da interpretação desses 2 atores... que valem o filme!
É uma pena que, no final, fica na mesmice= aqueles finais previsíveis americanos com atores sem graça, e ainda por cima, em plena Itália, com música moderna americana... detestei isso!
Escrevi crítica no site salada cultural, link: clique no título deste post.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

DOR CRÔNICA- variedades

Janssen & Cilag, divisão farmacêutica da J&J, reuniu imprensa para divulgar pesquisa inédita intitulada EPIDOR: Estudo Epidemiológico da Dor Crônica- dor persistente por mais de 3meses.
Atinge na sua maioria aposentados(36%) e donas de casa(33%), a dor crônica preocupa as autoridades de medicina pelo fato de que atinge também, na sua maioria, pessoas de baixa renda- pode ocorrer pela falta de informação e uso inadequado de medicamentos.
A Janssen tem um credo: desenvolver medicamentos inovadores para problemas sem solução... todo e qualquer estudo é feito porque acreditam na melhoria.
Na Ortopedia 80% dos sintomas dos pacientes é a dor: por traumas, cirurgias ou dor lombar.
De uma soma de 7731 atletas de corrida entrevistados 71% tem alguma espécie de dor e 30% tomam antiinflamatórios sem prescrição médica.
Dr. Rogério Teixeira da Silva, presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva- SBOT, falou que a avaliação objetiva da dor tem o intuito de aprimorar o tratamento.
Então, se vc tem alguma dor que persiste é melhor procurar um médico e verificar direitinho de onde vem e por que ela persiste... nada de só tomar remédio para dor...

quarta-feira, 9 de junho de 2010

RAINHA VITÓRIA-cinema

A JOVEM RAINHA VITÓRIA- baseado em fatos reais da vida desta rainha inglesa que transformou a maneira de reinar, e foi o período de reinado mais longo da história da Inglaterra...uma época conhecida como a Era Vitoriana.
O casamento, a princípio arranjado por parentes, como era usual na época, foi por amor -construído, mas foi eterno e verdadeiro- com pedido feito por Vitória, e se amaram muito até a separação fatal por doença...por muitos anos ela se isolou da vida pública...
Emily Blunt é a jovem rainha Vitória e Ruppert Friend é o Príncipe Albert. Eles vivem os personagens com profundidade que acreditamos que estão apaixonados desde o início, embora ele permaneça na sobriedade anglo-germânica, ela com seus olhos expressivos demonstra todos os sentimentos.
Outros bons momentos nos proporcionam Mark Strong ( mau cárater), Miranda Richardson, a mãe de Vitória e Paul Bettany, o eterno conselheiro que acaba se rendendo ao princípe.
Esmerada reconstituição de época com figurinos soberanos assinados por Sandy Powell...como não poderia deixar de ser num filme europeu de época.
Obs: eu fui convidada para outro evento no SPFW, mas me envolvi com o filme de tal maneira pela sua qualidade e excelente trabalho, que achei tudo o mais supérfluo...

domingo, 6 de junho de 2010

O DIA DA SAIA- cinema

Isabelle Adjani, após um período de ausência no cinema, reaparece neste filme um bocado diferente, com cabelos curtos e mais madura, faz uma professora de adolescentes que tenta ensinar um pouco de cultura, p.ex: o nome verdadeiro de Molière (Jean Baptiste Pocquelin)- poucos se interessam... enfurecida ela ameaça com uma arma que aparece no meio da confusão e faz os alunos reféns.
Alguns alunos fogem, outros permanecem sob a mira da arma e se desencadeia uma loucura, meio sem saber porque ela define como reivindicação 'um dia da saia' para que as meninas possam enfim usar saia em vez de estarem sempre em pantalonas (nos arredores das grandes cidades francesas é proibido usar saia pq mostra as pernas e coloca em risco a moral das meninas.
Assunto sério na França em relação a professores que precisam conviver com pequenos marginais que muitas vezes aprontam alguma e nem sequer escutam o que se está ensinando, criando problemas psicológicos para quem leciona...
Este filme parece um dia de fúria interpretado com força e veemência de uma atriz que pode estar inativa mas não perdeu seu talento.

sábado, 5 de junho de 2010

FAIS-MOI PLAISIR!-cinema

O título, no Brasil, será Faça-me feliz, mas traduzido literalmente seria algo como Me dê prazer, assim começa o roteiro quando um casal acorda e tenta 'fazer amor' ou ter alguns momentos de prazer-na verdade, ele quer e ela se esquiva- e acontece de tudo para atrapalhar... até que ele (Emmanuel Mouret) recebe um telefonema e conta um acontecimento, por acaso, que envolve outra mulher, a esposa em questão (Frederique Bel), perde o interesse... mas depois reflete e acha interessante ele ter outra experiência...
Intrigante como início, o roteiro acaba se perdendo quando ele vai se encontrar com a tal mulher misteriosa (Judith Godrèche) e descobre coisas: tipo que ela é filha do Presidente da República... enfrenta situações bizarras como estacionar seu modesto carro numa pequena vaga entre 2 carrões, uma cortina que prende no zíper da calça, choque elétrico na cozinha etc e etc... um pouco "over" demais para todos os momentos em que se encontra na casa dela: festa, convidados, namorado ciumento, serpente, japoneses... gente, algo que não tem fim... ao passar na casa de uma empregada da mansão, para consertar o zíper, encontra mais 3 mulheres -tb algo esquisito-pq tudo que é demais fica sem graça... o ritmo retoma quase no final quando reaparece a esposa e ela conta seu dia - que foi bem mais interessante- deveria ter filmado a história dela.
Emmanuel Mouret dirige o filme e por conta disso tantas cenas excessivas na sua própria direção.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

LE PETIT NICOLAS- cinema

O pequeno Nicolau- Um garotinho esperto observando tudo ao seu redor-muito atento- e, interessado em solucionar problemas, convoca sua turma de escola, buscam formas de ganhar um dinheirinho para contratar um gângster para sequestrar seu possível irmãozinho... muitas confusões- bem humoradas - com os amigos.
O personagem Nicolas conhecido pelos pequeninos da França/Bélgica em desenhos, tem 5 livros, e agora chega ao cinema dirigido por Laurent Tirard: alegre e bem humorado (parece um garotinho tb), esteve em SP para promover o filme, participou de uma sessão para alunos de uma escola francesa e ficou animado com a reação diferenciada da platéia que fazia muitas perguntas e não parava de falar, ao contrário de outras reações que presenciou...
No cinema, Nicolas é interpretado por Maxime Godart, tem várias cenas na sala de aula e outras tantas em casa com os pais (Kad Merad e Valérie Lemercier).
Kad Merad, excelente comediante, já mereceu meus elogios pelo filme Chez les Ch'ti.
E Laurent Tirard, que passou um período em hollywood como roteirista, também dirigiu As Aventuras de Molière.

OCEANOS- documentário

OCEANS- direção de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud.
Imagine uma câmera no fundo do mar focalizando milhares de peixes em movimento - como uma coreografia -, peixes coloridos, um tubarão em movimento com suas barbatanas e outro com suas mandíbulas à vista... impressionante!
Assista em tela grande com bom recursos de áudio para ouvir até o respirar dos peixes ou o caminhar de algum molusco no fundo do mar. Eu assisti em sessão especial para convidados, em tela grande no cine Bristol, e fiquei prostrada na poltrona (embora com sono por conta do atraso).
4 anos e meio de filmagens em cerca de 50 países com animais diversos e sua maneira de viver. Embora tenha tb momentos tristes, como a ação do homem matando baleias e a caça entre os animais, para sobrevivência, capta a essência da natureza marinha.
Lançamento previsto para o segundo semestre, segundo a diretora da Playarte (distribuidora no Brasil), foi lançado em poucos países com sucesso, em jan/2010.
Link abaixo do trailer:

COCO CHANEL & IGOR STRAVINSKI-cinema

O cinema francês renasce após nouvelle vague e comédias românticas fazem sucesso.
Anna Mouglalis (Chanel), em recente entrevista, entusiasmada com este renascimento, comenta que o período é bom para os franceses e novas produções surgem, oportunidades... ela participou de um curta com conotação porno (sugerido) e gostou da experiência- mesmo porque a digestão da pornografia é mais verbal- segundo ela...
Como Chanel, ela difere de outras Chanel, faz um estilo bem independente até mesmo no seu andar e olhar... a atriz sempre interpreta mulheres misteriosas.
Mads Mikkelsen (Igor), ator dinamarques, famoso em seu país, conhecido por filmes como os 3Mosqueteiros, dá um tom duro ao personagem, aquele que se contém para uma realidade que não lhe agrada.
Assisti em cópia de serviço (dvd), que foi muito prejudicado pela iluminação escura e legendas minúsculas em inglês - filme falado em francês e russo-boa parte.
O figurino teve nominação para o prêmio do cinema francês - César.
Atores, de um universo que conheço através da Tv5, em SP para um festival, entusiasmados com o tratamento vip, ficaram meio atônitos com poucas perguntas... e comentaram o passeio de helicóptero que fizeram e da programação no Rio.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS

Na coletiva de imprensa poucos jornalistas para receber a comitiva de atores e diretores franceses presentes, descobri dp que a maioria marcou entrevistas individuais à beira da piscina do hotel (revistas, tv)... os franceses chegaram ao hotel de helicóptero, que foi oferecido pelo patrocinador- além de carros especiais para os traslados-, mas para os convidados, na abertura oficial, nem sequer água serviram... embora conste mais de 20 patrocínios no programa... e atrasaram para começar, em apenas 1sala (2 reservadas) e nem sequer lotada.
Para os estrangeiros é um deslumbre chegar assim neste país de milionários e favelados, se hospedar no melhor hotel da região da paulista e ser paparicado, para os brasileiros que se dispuseram a sair de casa numa noite gelada, véspera de feriado, apenas a projeção do filme Oceanos, com atraso de 1hora, terminando após 23hrs.
Espantoso como cada vez mais os festivais tem verbas e/ou patrocínios que são usadas sei lá onde... enquanto todo e qqer convidado estrangeiro é tratado como celebridade, em SP, a imprensa e os demais são mera figuração para preencher salas vazias...
Eu estarei comentando aqui e no www.saladacultural.com.br apenas os filmes... pq gosto do cinema francês e acompanhando na TV5 várias produções francesas estou up to date para fazer comentários.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CACAU SHOW & LIDEM

Numa manhã fria e chuvosa -típica de SP - me animei e fui numa palestra de Alexandre Costa, presidente da Cacau Show, no auditório da Omint, perto da marginal Pinheiros, ou seja, demorei e me atrasei para o início, pois o trânsito me impediu de ser pontual como costumo ser... esse meu lado germânico!
Mas fiquei bem animada com tudo que ouvi - uma pessoa jovem com idéias inovadoras - e entusiasmada com o mundo do chocolate como Alexandre. As tentativas de emprego frustradas, o primeiro encontro com Sr Hugo: num lava rápido, em meio a problemas, como a chave do carro deixada dentro do carro com a porta trancada... e os primeiros passos para a fábrica.
Agora a novidade é uma fábrica diretamente ligada a produtos diet: ao cumprimentá-lo pelos chocolates diet já existentes me deu esta grande notícia, abre assim uma infinidade de possibilidades como panetone com trufas diet e outras experiências para nós diabéticos que adoramos chocolate e não podemos nos deliciar com especiarias...
LideM faz parte do grupo Lide - é a parte feminina - e organiza palestras como esta acima, reunindo mulheres de vários segmentos: empresárias, profissionais liberais, etc.
Expecional no evento, sempre com um café ou brunch especial, com muita elegância e requinte.
Este é um grupo que proporciona momentos únicos ao convidar alguém interessante para contar sua históira, de uma forma descontraída para todas se sentirem em casa.